Revista Virtual de Artes, com ênfase na pintura do século XIX

FLAMENCO

O Flamenco é um estilo musical e um tipo de dança fortemente influenciado pela cultura cigana, mas que tem raízes mais profundas na cultura musical mourisca. Originário da Andaluzia (Espanha),tornou-se um dos ícones da música e da cultura espanhola em geral.
Originalmente, o flamenco consistia apenas de canto (cante) sem acompanhamento. Depois começou a ser acompanhado pelo violão- ou "guitarra" (toque), palmas, sapateado e dança (baile). O “toque” e o “baile” podem também ser utilizados sem o “cante”, embora o canto permaneça no coração da tradição do flamenco. Mais recentemente outros instrumentos como o “cájon” (uma caixa de madeira usada como percussão) e as castanholas foram também introduzidos. O “Novo flamenco” é uma variação recente que sofreu influências da música moderna, como a rumba, a Salsa, o pop, o rock e o jazz.
Durante a chamada época de ouro do flamenco, entre 1869 e 1910,desenvolveu-se rapidamente nos chamados “cafés cantantes”. Os dançarinos de flamenco também se tornaram numa das maiores atrações para o público desses cafés. Ao mesmo tempo, os guitarristas (violonistas) que suportavam esses dançarinos, foram ganhando reputação e dessa forma, nasceu, como uma arte própria, a guitarra do flamenco.
Em 1922, um dos maiores escritores espanhóis, Federico García Lorca e o compositor de renome Manuel de Falla organizaram a “Fiesta del cante jondo”, um festival de música com a finalidade de estimular o interesse no flamenco que nessa ocasião estava fora de moda. Dois dos mais importantes poemas de Lorca, “Poema del cante jondo” e Romancero gitano”, mostram a fascinação que este tinha pelo flamenco.
About these ads

5 Respostas

  1. monique

    Ola, tudo bem? gostei muito do seu blogui, qdo vc estiver um tempinho passa lá no meu, vc sera bem vinda, e naum eskece de deixar um comentariozinho

    25/11/2005 às 18:40

  2. Erivanio

    Por Falar em dança flamenga, não sei se você já viu alguns dos filmes de Carlos Saura? Certamente que sim! Pelo que eu te conheço, com certeza. Gosto muito de "Amor Bruxo", toda aquela atmosfera que é criada. É um filme capaz de "exalar" todo o explendor da cultura cigana. É magnífico. A hora do casamento, aquelas danças, a poera subindo é um cinema muito vivo, muito intenso, eu adoro. Sobre o seu comentário. Vou torcer para o Palmeiras. Quero o Palmeiras na Libertadores o ano que vem para que os dois times (Corinthians e Palmeiras) se enfrentem. Ah! Regina queria relembrar você o final do filme, mas é melhor você assistir novamente. Grosso modo, há um desentendimento entre eles (Harry e Érica), pois, ao tentar retomar sua vida Harry, depois do enfarto, começam suas baladas como um empresário dos discos, com garotas e coisa e tal, em um daqueles restaurantes elegantes, a Érica (Diane Keaton), que estava totalmente apaixonada, flagra ele com uma dessas garotas. O desintendimento resulta numa reaproximação do médico mocinho com a Érica. Ficam numa boa. A Érica termina sua peça (que é história da vida de Harry), deixa o espetáculo fazer sucesso. Harry fica sabendo que a sua vida real virara uma peça de teatro. Érica viaja para Paris, para realizar seu sonho com o médico. Harry sabendo desse sonho, viaja e a encontra com o médico em um restaurante, no último dia do ano…aí…você já deve estar se lembrando…

    25/11/2005 às 19:57

  3. Erivanio

    Oi Regina obrigado pela visita. Já resolveu o problema com aquele virus? Tomara que sim. Assisti um filme incrível "Quando os anjos falam" se você tiver uma oportunidade assita. Você é chorona? é? Se for vai se desmanchar.bjs

    29/11/2005 às 14:42

  4. SAULO

    saulo

    31/05/2010 às 18:09

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 551 outros seguidores