Revista Virtual de Artes, com ênfase na pintura do século XIX

PINTURA: Jules Joseph Lefebvre

Jules Joseph Lefebvre (Tournan-en-Brie, Seine-et-Marne, França,  14 de março de 1836 – Paris, França, 24 de fevereiro de 1911)

Iniciou seus estudos em Paris em 1852, onde foi aluno de Léon Cogniet. Como um típico artista acadêmico, começou sua carreira pintando temas históricos e outras narrativas. Um ano mais tarde, passou a freqüentar a "École des Beaux Arts". Sua estréia no Salão de Paris foi em 1855 e nos anos seguintes perseguiu o cobiçado “Prix de Rome” – Prêmio de Roma (a principal competição para jovens pintores, que garantia ao ganhador  bastante prestígio e uma bolsa de estudos de cinco anos em Roma). Em 1859 ele chegou perto – segundo lugar – e, dois anos depois, com a pintura "A morte de Príamo", conquistaria o cobiçado prêmio.
Em Roma, foi influenciado pelo Maneirismo e, especialmente, por Andrea del Sarto, cujas obras ele copiou com avidez. Em suas pinturas desta época, nota-se o desenho preciso, as cores delicadas, características de muitos de seus trabalhos posteriores, como também seu interesse pelo nus femininos – o primeiro data de 1863.
Em 1866, ele sofreu uma grave depressão (causada pela morte de seus pais e uma de suas irmãs), e pela crítica negativa do seu último trabalho em Roma: "Cornélia, mãe dos Gracos". Após essas experiências, ele passou à pintura de retratos e nus, exibindo 72 retratos em Salões entre 1855 e 1898. Pouco se sabe sobre eles uma vez que quase todos permanecem em coleções particulares. Em 1868 exibiu um nu no Salão, que ao contrário de seu último trabalho significativo, lhe rendeu muitos elogios. Dois anos depois, veio o grande sucesso com o quadro alegórico intitulado “Verdade”.
Em 1870 se tornou um prestigiado professor da Academie Julien de Paris) e contou com mais de 1500 alunos, entre eles o escocês William Hart, Georges Rochegrosse, Félix Vallotton, Edmund C. Tarbell (pintor impressionista americano), e muitos outros.
O que se seguiu nas décadas seguintes foram inúmeras pinturas de nus, tais como: Maria Madalena (1876), Pandora (1877), Diana (1879), Psique (1883) e Aurora, que se tornaram tão famosas quanto as de Bouguereau. Ao contrário deste, porém, Lefebvre usou uma variedade maior de modelos.
Suas participações nas Exposições Universais acabaram por lhe dar o "Grande Prêmio", em 1889. Em 1891, foi feito membro da "Academie des Beaux Arts" e em 1898, promovido a Comandante da Legião de Honra.


GALERIA JULES JOSEPH LEFEBVRE

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3 Respostas

  1. Un retrato de su abuela pintado a los 19 anos llamo la atencion de Theophile Gautier en el Salon certamen anual de arte que se celebraba en Paris.Bracquemond se inicio en el grabado en metal y al aguafuerte hacia 1853 y tuvo un papel clave en la recuperacion de dicha tecnica en Francia. Produjo mas de 800 planchas de retratos paisajes escenas de la vida contemporanea y estudios de aves asi como copias de numerosos artistas desde Tiziano hasta Corot Ernest Meissonier Jean-Francois Millet William Adolphe Bouguereau y diversos impresionistas incluida su esposa .Tras una relacion con la factoria de porcelana de Sevres en 1870 acepto un empleo como director artistico en la sede parisina de la firma Haviland de Limoges.

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    02/02/2011 às 22:24

  2. Pingback: Pintura: Jules Joseph Lefebvre (2) « ARTECULTURA

  3. cidade

    gostei

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    10/03/2012 às 17:31

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